A posição de Saturno em nosso Mapa Natal nos mostra onde nos sentimos inadequados e limitados…desejos frustrados e insatisfeitos…onde precisamos crescer pela dor, perdendo as ilusões mais preciosas…por isso, tão dolorido!

Saturno nos faz ver o mundo tal como ele é; sem máscaras ou falsidades…como realmente somos; como nossos pais são verdadeiramente e…que somos humanos falíveis!

Como a verdade muitas vezes é dura, cruel e difícil de ser encarada, buscamos conforto nos instintos de nossas Luas…e…acabamos por projetar nos outros aquilo que não desenvolvemos em nós. Por exemplo se sou um pessoa triste, busco um namorado que seja alegre. Porém quem tem que me fazer feliz, somos nós mesmos e não meu namorado…logo esse relacionamento termina e teremos mais frustrações e mais decepções! Não funciona!

Logo, quando estamos “sob os efeitos” de Saturno, ao invés de buscarmos nossas zonas de conforto, temos mais é que encarar a vida e aproveitar as oportunidades e ensinamentos que Saturno quer nos trazer: olhar nossas vidas com a verdade mostrada e assumirmos nossos erros, enganos, ilusões e passar a edificar um novo futuro com responsabilidade pela vida, por nossas atitudes, por aquilo que cativamos…assumir a própria autoridade com responsabilidade! Escolher novos caminhos com todo empenho necessário para chegarmos a nossos objetivos! Não adianta reclamar….

Em nosso Mapa Natal podemos identificar quais são os medos de infância que temos, e que até atingirmos a maturidade, nos geram cobranças, bem como em que áreas das nossas vidas precisamos nos dedicar com maior carinho para suprir esses medos, reconhecendo fatores externos que nos limitam ou nos auxiliam.

O fato é que a não consciência dos desafios saturninos podem nos levar a procurar no outro o que eu supostamente não tenho; a ter medos que podem ser facilmente superados; nos sentirmos imaturos ou indefesos…